Buscar no Blog

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Revisitando a História: 12/11/09


O próximo encontro do Revisitando a História terá como fim trazer para a academia um evento pouco conhecido e comentado no que tange os movimentos de repúdio a ditadura militar no Brasil. A Guerrilha de Caparaó será nosso enfoque, através da exibição do Documentário Caparaó de Flavio Frederico e com a participação de Jacques Dornellas, ex-militar e um dos guerrilheiros do Caparaó que trará a perspectiva de quem viveu o evento.

O documentário, através dos relatos dos participantes, tanto guerrilheiros quanto policiais e militares, mostra como a situação pos 64 era diferente de qualquer outro momento repressivo vivido pela nação, de como a brutalidade e ignorância repressiva transformou militares em guerrilheiros, deixando apenas a ilegalidade como opção para quem escolheu defender a nação como carreira profissional.
Outro ponto de relevância foi a participação cubana no levante, que contraria o posicionamento de Moscou em relação a América Latina, esvaziando a idéia de que Cuba era um fantoche nas mãos do PC Russo. De como as forças de esquerda no Brasil dialogaram no período pos 64. Sendo uma grande oportunidade para que não deixemos nossa história se apagar.
O texto base "Pelas barbas de Fidel", capítulo do livro Ditadura Envergonhada do Elio Gaspari, está disponível em: http://rapidshare.de/files/48667159/pelas_barbas_de_fidel_.rar.html .
Para fazer o download é só clicar na opção "free" e digitar as letras solicitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário