Buscar no Blog

Eventos

Seminário Prisioneiros das Drogas

 

As Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) realizaram nos dias 18 e 19 de agosto, o Seminário Prisioneiros das Drogas, em parceria com a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). e com o Núcleo de Controle de Presos (NUCOP/POLINTER) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
O evento, coordenado pelos professores Oswaldo Munteal e Maria Paulina Gomes teve como objetivo principal despertar na sociedade um momento de reflexão sobre as conseqüências do uso de drogas na juventude carioca e seus desdobramentos no cotidiano da vida em sociedade. O encontro aconteceu no auditório da EMERJ, localizado no centro da cidade.

No evento, foi lançado, ainda, o site: http://www.prisioneirosdasdrogas.org.br 

Para mais fotos do evento, visite: http://www.flickr.com/photos/nibrahc/

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Simpósio "Apesar de Você: 30 Anos de Anistia Política no Brasil"



O Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea (NIBRAHC) da UERJ realizou o Simpósio “Apesar de você - 30 anos da Anistia Política no Brasil” durante os dia 26, 27 e 28 de agosto de 2009.

O evento teve como principal objetivo garantir à comunidade acadêmica e à sociedade civil brasileira o acesso ao debate sobre este tema que se desdobra em outros, como por exemplo: defesa dos direitos humanos, a abertura dos arquivos do período (1964 até a década de 1980) e a polêmica sobre a tortura no Brasil.

O cerimonial de abertura contou com a presença do Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República Paulo Vannuchi, seguido do debate sobre “A luta pela anistia e os direitos humanos no Brasil”. No último dia do simpósio o Presidente da Comissão de Anistia, representando o Ministro da Justiça Tarso Genro, proferiu uma Conferência Magna sobre o tema. No mesmo dia a mesa de encerramento debateu, ainda, a “Abertura de Arquivos: e o Direito a verdade”.

O simpósio teve como preocupação estabelecer o debate entre renomados especialistas e proporcionar a pesquisadores, estudantes e a sociedade reflexão e esclarecimento sobre os temas em questão.

Site do Simpósio: http://sites.google.com/site/30anosdaanistia/

Fotos disponíveis em: http://www.flickr.com/photos/nibrahc

IMPORTANTE:
Informamos que os certificados de participação deste evento estão disponíveis na sala do Núcleo (9° andar, bloco D, sala 5).