Buscar no Blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Revisitando a História: Calle Santa Fé

Revisitando a História: Calle Santa Fé


Calle Santa Fé

Na próxima edição do “Revisitando a História” será exibido o documentário “Rua Santa Fé” (Calle Santa Fé), de Carmen Castillo companheira de Miguel Enriquez, chefe do MIR (Movimiento de Izquierda Revolucionaria / Movimento de Esquerda Revolucionária), que esteve à frente de um dos movimentos mais combativos de extrema esquerda chilena e teve grande importância na eleição de um dos governos mais socialistas da América latina, o governo de Salvador Allende.

O documentário fala da mobilização de esquerda chilena - principalmente o MIR – de como ela inicialmente combateu e depois sobreviveu ao golpe de 11 de setembro de 1974. Mostra também o legado dessa mobilização na atual juventude chilena e, acima das questões sóciopolíticas envolvidas, trata da dura jornada dos que optaram por defender uma opção igualitária de existência, mesmo que isso representasse colocar suas vidas em perigo.

O documentário levanta essas questões através de depoimentos dos dirigentes, militantes e familiares de integrantes do MIR, onde podemos ver que o idealismo persiste, sobrevive e é transmitido às gerações mais jovens do Chile.

O encontro será no dia 30/09/2009 (quarta feira), às 17h30.
O texto está disponível na pasta do NIBRAHC / Prof. Oswaldo Munteal na Xerox da Educação Física, no hall dos elevadores, na pasta 11 da xerox do CAHIS (ambas no 9o. andar, UERJ) e também no seguinte site:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881997000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt .

Texto: Thiago Angelo e Wéthya Galizi








Nenhum comentário:

Postar um comentário