Buscar no Blog

domingo, 28 de junho de 2009

Jango em 3 Atos

Filme: Jango em 3 Atos


O Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea abrindo os trabalhos do Projeto “Revisitando a História” irá exibir na próxima quarta-feira, dia 01/07/09, às 17h, na RAV 94 (no 9º andar, UERJ) o documentário “Jango em 3 atos”.

O documentário “Jango em 3 Atos” é uma produção da TV Senado e conta a história da vida, do governo e do exílio do ex-presidente da República João Goulart.

Com direção do jornalista Deraldo Goulart, o documentário foi criado por meio de relatos de vários protagonistas dos fatos que culminaram com a queda do presidente eleito e a instauração do regime militar, segundo informações divulgadas pela TV Senado. Jango governou o Brasil de 31 de janeiro de 1961 a 1º de abril de 1964.

A polêmica em torno das circunstâncias da morte de João Goulart, em 1976, também faz parte do relato cinematográfico sobre o ex-presidente. Oficialmente, a causa da morte de Jango foi um ataque cardíaco. No entanto, segundo Mario Neira Barreiro, ex-agente do serviço secreto uruguaio, preso desde 2003 na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, Jango teria sido morto a pedido do governo brasileiro.

O diretor Deraldo Goulart também dirigiu os documentários Niemeyer por Niemeyer, O Tempo de Érico e Getúlio do Brasil. A produção de Jango em 3 Atos contou com o apoio do Instituto Presidente Goulart, que cedeu documentos e fotos do acervo da família, segundo a TV Senado.

(Fonte: http://www.senado.gov.br/)
- - - - -
O documentário também está disponível na internet nos seguintes endereços:

sábado, 6 de junho de 2009

"O Golpe de 64"

Debate: "O Golpe de 64"


Participaram:

  • Luiz Edmundo – Professor de História da UERJ.
  • Aurélio Fernandes – Professor de História da Rede Estadual.
  • Jacques Dornellas – Militar cassado e guerrilheiro de Caparaó.
  • Oswaldo Munteal – Professor de História da UERJ.

Abertura com o documentário: O GOLPE DE 64 (37 minutos). Ocorrido em 28.05.2008 – 18:00. Auditório do 9º Andar.

Painel de Inspeção Banco Mundial: Participação e Responsabilidade

Painel de Inspeção Banco Mundial: Participação e Responsabilidade.

Avaliação e Gestão de Políticas Públicas no Mundo Contemporâneo. Criado como uma resposta do Banco Mundial à demanda da sociedade civil, reforma interna do Banco e avaliação de resultados de projetos do Banco Mundial espalhados pelo mundo, o Painel de Inspeção, segundo seus idealizadores, visa a avaliação do impacto dos projetos do órgão, inclusive junto àqueles que, porventura, tenham sofrido algum dano real ou potencial ou violação de direitos. Organização do NIBRAHC. Ocorrido em 03.02.2009, Auditório 11, 18:00.

Professor Doutor Oswaldo Munteal dando início à mesa-redonda.


Participaram das discussões o presidente do Painel, Dr. Wener Kiene, o consultor especial, Dr. Eduardo Abbot e o secretário executivo Dr. Peter Lallas, coordenado por Ulysses Silva (NIBRAHC/UERJ).

Debate Rádio MEC 800 AM e publicação no JB

  • Debate: Programa ATUALIDADES, RADIO MEC 800 AM. 40 ANOS DO AI-5 E IMPACTO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL

    Participaram o Professor Doutor Oswaldo Munteal e Tahirá Endo. 12.01.2008.

  • Publicação / Imprensa: 30 ANOS DE ANISTIA BATEM À PORTA.

Coluna Sociedade Aberta do Jornal do Brasil em 21.01.2009. Autoria de Oswaldo Munteal e Tahirá Endo. 12.01.2008.

Conflito Hamas X Israel: Raízes e desdobramentos da guerra, laicidade e religião. Alcance e limites.

Palestra “CONFLITO HAMAS x ISRAEL: RAÍZES E DESDOBRAMENTOS DA GUERRA, LAICIDADE E RELIGIÃO. ALCANCE E LIMITES.

Ministrada pelo Professor Ignácio Nigri, teve como eixo de discussão a problematização do conflito no Oriente Médio através da análise da ascensão e vigência dos Nacionalismos conflitantes, das realidades e mitos na contemporaneidade de árabes e judeus, o Estatismo e a Globalização superpostos ao conflito e Profecias ou Pespectivas? Organização e Participação do NIBRAHC. Ocorrido em 17 de janeiro de 2009.

O Brasil em evidência: A utopia do desenvolvimento

Simpósio “O BRASIL EM EVIDÊNCIA: A UTOPIA DO DESENVOLVIMENTO”

Enquadrado no elenco de atividades do Projeto “O Espaço Organizacional na Literatura Interpretativa do Brasil” do Programa de Estudos de Administração Brasileira – ABRAS da EBAPE/FGV, e objetivando a difusão e reflexão da obra de importantes e destacados interpretes do Brasil.O Simpósio discutiu através da idéia de colocação do Brasil em evidência, o fenômeno ocorrido, nomeadamente nos anos 50 e 60 do século passado, e cuja preocupação central com a questão nacional foi ganhando força até a ruptura institucional de 64.Com foco na importância de destacar a interrupção da construção de um projeto de nação e do Brasil como um problema a ser equacionado, por um lado pelas reformas de base e, por outro, pela valorização de manifestações culturais numa era de intensa criação no cinema, na poesia, na literatura, no teatro, nas artes plásticas, na arquitetura, na música, a relação entre o contexto social brasileiro e o pensamento crítico da época constitui-se a base do quadro teórico para a inserção de intelectuais de diversas tendências. O simpósio parte da obra desta nova categoria de pensadores, tais como, além do notável médico pernambucano Josué de Castro homenageado, também Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Guerreiro Ramos, Milton Santos, Nelson Werneck Sodré, Octavio Ianni, Paulo Freire, Ruy Mauro Marini e tantos outros. Participação do NIBRAHC. Ocorrido de 24.11.2008 a 09.12.2008, Das 14:00 às 19:00. FGV Candelária - Rua da Candelária, nº 6 – Centro / RJ.

"As rosas verdes de Cartola"

"AS ROSAS VERDES DE CARTOLA"
COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE CARTOLA NA UERJ

Exaltação ao Mestre Cartola no ano de seu centenário. Comunidade Acadêmica e a Sociedade Civil convidadas ao vislumbre e à analise dos diversos matizes de pensamento e criação presentes na obra desta figura que, dentre tantos, é protagonista da história da arte e poesia brasileiras. Co - Organização e Participação do NIBRAHC. Ocorrido de 17 a 19 de Novembro de 2008. UERJ / 2008.


Exposição com trabalhos de alunos dos Colégios da comunidade da Mangueira.


Apresentação de samba e choro, com as crianças do Projeto "Meu Kantinho".


Exibição do Filme "Cartola - Música para os olhos", seguido de debate com Hilton Lacerda (Diretor do documentário), Pedro Lapera (Professor do departamento de Cinema da UFF) e Wanda Ribeiro (Arquivo Nacional e pesquisadora), coordenado por Alessandra Schimite (NIBRAHC/UERJ).

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea


O Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea formalizado no início de 2008 é um coletivo de alunos e professores que busca entender e analisar o Brasil a partir de autores que se notabilizaram por um profundo senso crítico da realidade brasileira com vistas à transformação e desenvolvimento autônomo e igualitário. Sob a orientação do Professor Doutor Oswaldo Munteal, o NIBRAHC atua, ainda, no sentido de aproximar a população de questões somente discutidas em âmbito acadêmico, promovendo diversos eventos com esse objetivo.